Dona Olga Maria Kayser
quando estudante.
Biografia - autor desconhecido:
Da esquerda para direita: Ialdo Edemar kayser, Osvaldo e Olga Maria Kayser (1944).
Olga Maria Kayser em seus afazeres domésticos.
Olga Maria e Osvaldo Kayser com amigo em suas terras.
Noivado de Ilson e Joanira em Criciúma na fazenda dos pais de Joanira. Da esquerda para direita, Osvaldo e Olga Kayser, Astrolgildo e Eugênio Reginini (pais de Joanira).
Olga e Osvaldo Kayser com seus quatro filhos: Irlo, Irmo, Ilson, Ialdo.
Sobrinho e filho de Olga Maria e osvaldo na chácara da família Kayser.
Jolcenir Irmo Kayser, na escola (filho de Irmo Kayser e neto de Olga Maria Kayser.
Olga Maria Luchesi Kayser nasceu a 5 de abril de 1902, em Macaco Branco, Município de São Leopoldo. Frequentou a Escola de Conceição, onde se destacou como ótima aluna.
Aos 20 anos, no dia 24 de junho de 1922, contriu núpcias com o Sr. Osvaldo Kayser, em São Sebastião do Caí, onde passou a residir.
Deste casamento teve cinco filhos sendo reconhecida como ótima e esforçada mãe de família.
Durante sua permanência na então Vila de São Sebastião do Caí, cativou a todos por sua bondade e simpatia. No ano de 1924, transferiu sua residência para Caxias do Sul, onde permaneceu um ano apenas, voltando para São Sebastião do Caí novamente. Em 1931 regressou a Caxias onde se fixou residência.
Dona Olga sempre se interessou pelas crianças da Vila onde morava. Nas festas de Páscoa e Natal reunia-as para comemorar oferecendo-lhes presentes e doces. Lamentava também não haver uma escola mais perto. sendo de difícil acesso as escolas, as crianças não poderiam estudar.
Quando Dona Olga se tornou avó o problema de escola começou a ser sentido também em família.
Assim como foi uma abnegada mãe continuou sendo uma abnegada avó.
Deu a seu esposo a idéia de construir uma escola no loteamento e depois doá-la ao Município. Esta Escola Benificiaria todas as crianças da Vila. Assim, em 1953, seu desejo foi concretizado com a inauguração da escola.
Durante meses prestou assistência a nova Escola que surgia procurando atender a todas as crianças indistintamente, sempre pronta a prestar todo o auxílio moral e material à Escola e seus alunos.
Na assistência aos escolares, Dona Olga, mais uma vez, revelou o seu carinho pelas crianças. Gostava de acompanhar de perto a vida escolar, vindo frequentemente participar das ocorrências diárias da escola, assistindo as aulas e acompanhando os exames finais com grande interesse.
Porém, Deus, nos seus íntimos desígnios, não quis deixar que dona Olga continuasse sua missão, na companhia de seus entes queridos e no dia 6 de fevereiro de 1954, leva-a para junto de si, no Reino dos Céus.
Olga Maria Kayser em seu pomar.
Olga e Osvaldo Kayser
em sua residência na
avenida Bom Pastor,
Bairro Kayser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário